terça-feira, 3 de maio de 2011

Paulo Alexandre Costa
Olá a todos.
Bom, hoje estreio aqui no blog e, antes de mais nada, deixo claro que sempre iniciarei os textos com uma pergunta, depois, dou o meu parecer sobre o assunto e deixo aberto para que você, que está lendo, e se tiver interesse, dê sua réplica. Não se zangue se em alguns momentos eu for um pouco incisivo, mas a ideia é essa, fazer com que desperte no leitor uma vontade de responder (podendo em alguns casos querer me xingar-hehe) e pensar sobre o assunto.
Então, para começar, a pergunta é: Você é um cidadão?
Bem, a definição da palavra diz que entende-se por "cidadão "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Essa explicação, na teoria, no meu modo de ver, já basta. Agora, e na prática? Deixando as coisas mais claras, vou dar um simples exemplo. Quando há um buraco na rua em frente a sua casa atrapalhando (e muito) o trânsito e, me arrisco a dizer, a sua qualidade de vida, o que você faz? Fica se esbravejando e volta pra dentro de casa? E aí eu lhe pergunto: qual a diferença entre você e um poste?
Quando pergunto se você é um cidadão, pergunto se você é um cidadão consciente, participativo, se você faz as coisas pensando que para toda causa existe uma consequência. Não dá nada se eu jogar um papel de bala no chão. Certo? Errado! Lembre-se que, se na sua cidade houver mais de 100 mil habitantes e se, pelo menos, metade fizer isso, imagine só o estrago que pode causar. Se a estrutura da cidade para o escoamento da água pluvial não é boa, você, diretamente, está contribuindo para que o quadro se agrave.
Pois bem, meu caro brasileiro, você, individualmente, pode sim fazer a diferença. Ser cidadão não é apenas ter direito a voto e representante político, ser cidadão é estar zelando para que o local onde vivemos seja o mais saudável (no sentido mais amplo da palavra) possível para todos. Nisso está embutido um pouco do sentido da democracia. Aliás, você vive, de fato, num país democrático? Ops, já adiantei a pergunta do próximo texto.
Até a próxima.

Um comentário:

  1. Muito bom! Acredito que com o seu texto Paulo a gente abre mais uma das idéias deste espaço. Provocar o leitor. Seja bem-vindo amigo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós.