sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ignorância e Preconceito

postado por Sol

BOA TARDE


Já deve ser de conhecimento geral a decisão histórica do Supremo Tribunal de Justiça Brasileiro, que no dia 05 de maio de 2011, reconheceu por unanimidade a união estável de homossexuais, onde estes, a partir de agora, gozam dos mesmos direitos e deveres dos casais heterossexuais e são  reconhecidos como um novo tipo de família, merecendo a mesma proteção do Estado. Passam a ter direito à pensão alimentícia, herança e inclusão em planos de saúde.
Reconheço que, ontem ao assistir a notícia transmitida pelo Jornal Nacional, vibrei junto com a minha mãe e senti que o Brasil realmente estava se tornando "o país do futuro", pois pra mim não há evolução se não há respeito à sociedade, de maneira geral. Decidi que postaria sobre isso hoje e que colocaria um título festivo: "Viva a diversidade!" por exemplo.
Porém, ao pesquisar mais sobre o assunto no site do jornal O Estado de São Paulo, que tanto em sua mídia impresa tanto na eletrônica, é visto como um dos mais conceituados no país, fiquei chocada ao ler algumas opiniões dos leitores: (Clique nas imagens e elas abrirão numa janela em tamanho maior)






Se alguns dos "mais intelectuais" leitores do Estadão tiveram coragem de publicar isso, já pensaram o que foi publicado nos incontáveis sites, blogs, comunidades, twitters e demais redes sociais homofóbicos?
Por que um casal homossexual não pode ser reconhecido como família? Por que insistem em chamar a união de pessoas do mesmo sexo de safadeza, imoralidade, desvio de conduta? Uma criança viverá mais feliz num orfanato do que com um casal gay, que foi aprovado nas entrevistas de adoção, que provou ter condições psicológicas, que passou por diversos testes e meses e meses de adaptação, que lutou na Justiça pelo direito de ter um filho? Por que os gays foram carimbados como pedófilos por estes leitores? Por acaso o gay não se preocupa com o futuro do seu parceiro? Por que essa união deveria ser encarada como um pacto de negócios? A opção sexual de uma pessoa é realmente fator determinante para que ela não tenha os mesmos direitos que a outra nessa nossa sociedade tão democrática?
A sociedade ainda tem muito o que evoluir... Infelizmente, agora eu só posso deixar para vocês mais perguntas do que respostas...


Para aqueles que vibraram como eu, um ótimo fim de semana...

3 comentários:

  1. Me chamou a atenção o como as pessoas batem na questão da Pedofilia. Trata-se de um assunto espinhoso e que abre uma discussão que aponta para vários lugares. É louvável sua coragem Sol em abordar este assunto. Como disse o assunto abre espaço para uma discussão considerável, mas ao ler percebi mais uma vez, o quanto as pessoas são hipócritas.Do meu ponto de vista é uma hipocrisia pessoas virem falar sobre a instituição familiar uma vez que esta já está se desmoronando há tempos e não é por culpa de direitos de a,b,c, verde, amarelo, azul, ou branco. E esse é só um dos pontos que as pessoas tocam. Afinal, outros pontos como , Bullyng, Pedofilia ou Democracia, são temas que o União certamente vai tocar mais para frente! Então até lá!

    ResponderExcluir
  2. Uau, adorei.
    Vc pensa exatamente como eu penso. Estava até discutindo com minha familia sobre isto, pois independentemente de achar, normal/certo/ errado, temos que respeitar as pessoas e não taxá - las pela opção afetiva que fizeram.
    Uma vez um professor disse: se vc não gosta homossexuais, ótimo, seja hetero, o que não dá para ter casais com mais direitos que outro.
    Outro ponto importante que vc tocou é quanto à adoção. O tema ainda não foi debatido e o STF não disse com todas as letras sobre a possibilidade de adoção por casais homossexuais.
    Engraçado que as pessoas que são contra dizem: ah mas se forem criados por gays, serão gays. E sempre me passa pela cabeça: e dai???? Se forem gays, porque se ficarem desamparados, sem familia, sem carinho provelmente serão marginais.
    Aff....é cada uma né??
    Parabéns pelo post.
    Tinha certeza que o STF tomaria esta decisão...demorou, mas era um caminho sem volta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Por darkand:
    Concordo com a sua matéria, e vejo nesses comentários do público do jornal, como boa parte da população brasileira é medíocre e preconceituosa, basta ver a comparação que fazem entre homossexuais com pedófilos e necrofalos, como vi a um tempo atrás um pastor dizer. É preciso combater o preconceito, mas num país onde a impunidade é habito fica cadê vez mais difícil. Em suma, o brasileiro é preconceituoso sim, mas muitos não admitem, e usam a internet pra falaram o que verdadeiramente pensam, pois não estão colocando a cara a tapas, visto que ficam no anonimato.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós.