terça-feira, 17 de maio de 2011

Você vive numa democracia?

PAULO ALEXANDRE COSTA
Olá.
Como havia dito anteriormente, sempre começarei os meus textos com uma pergunta, a fim de instigar a reflexão e o pensamento sobre o assunto em questão. Bem, a pergunta de hoje é: nós vivemos num país democrático?
Para começar, entendendo que o conceito literal de democracia é o seguinte: palavra grega composta dos radicais demo=povo e cracia=governo, ou seja, é o governo do povo. Para ir um pouco mais a fundo (me avise se doer, tá? Hehe. Desculpe pela piadinha infame), o parágrafo único do artigo 1° da Carta Magna diz que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou DIRETAMENTE, nos termos da Constituição”. Bom, por aí já dá pra ter uma idéia do que seja, no seu sentido puro, a democracia. E se você tiver em mente que democracia é igualdade de diretos, além do campo político, peço que tire isso da cabeça. Democracia refere-se a direito (total) de participação política e liberdade de expressão. Agora eu volto a lhe perguntar: você vive num país democrático? Insisto na pergunta porque, no meu modo de entender, o Brasil não é um país democrático. Primeiro, porque o voto aqui tem o mesmo poder que um cheque em branco, ou seja, ele dá liberdade para seu “representante” eleito fazer o que bem entende “em prol da comunidade que o elegeu”, e tomar decisões por conta própria. Aliás, como a pessoa pode saber tanto sobre determinado região, suas necessidades e anseios, se nem ao menos ela vive nessa comunidade? Segundo, a autonomia é tamanha que eles dividem o orçamento da união sem ninguém saber seus critérios. O dinheiro é do povo e é o povo quem tem que decidir o quanto vai pra cada ministério, ou pelo menos ter uma participação mais efetiva. Terceiro, as contas do Estado, o que significa cada imposto cobrado, o porquê de cada imposto ser cobrado, sua destinação, isso tudo não tem um veículo claro e massivo de divulgação. Então, mais uma vez volto a pergunta: você vive num país democrático?
Acredito que a democracia se consolida com o povo tendo participação maior e mais efetiva no governo. Creio que o representante deve viver na sua comunidade, dentro do lugar que o elegeu, viver suas necessidades, viver suas angústias e sofrimentos, e não em uma cidade no meio do cerrado, no planalto central. Acredito ainda que a educação transforma um povo e deve ser a maior das prioridades de um governo, criando o cidadão consciente. Isso vai fazer com que muitos outros índices melhorem vertiginosamente, por exemplo, segurança e saúde.
Bom, como diria o gaguinho: po-po-po-por hoje é só pe-pe-pessoal.

2 comentários:

  1. Muito bom o post, realmente o Brasil não é uma democracia, mas eu acho que o principal motivo é porque o brasileiro não sabe exercer a democracia. O exercício da democracia não deve acontecer apenas de quatro em quatro anos, e sim todos os dias. Agora eu pergunto: Nós realmente temos todos os meios para cobrar o bom exercício da democracia?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto pra varias Paulo. Eu já não gosto da idéia de democracia representativa que é a nossa. Em oposição a democracia pura. Por ser representativa nossa maior participação acaba sendo pelo voto então, nossos representantes diretos tomam as demais decisões por nós. (No texto Ignorância e Preconceito temos as palavras de um cidadão onde ele diz que ninguém o consultou sobre a questão dos homossexuais. Pois bem, consultou sim! Ele votou, a decisão da lei veio de um dos representantes dele. Isso é democracia representativa e as pessoas não distinguem, porque nem conhecem). Quanto a questão do comentário da Sol, eu acredito que temos meios sim, nossa constituição. A questão é conhecer nossos direitos e principalmente os nosso deveres. Hoje nos esquecemos que temos deveres!
    Ficou grande, mas fazer o que...fi-fi fico po-po po-por aqui! rs...

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós.