terça-feira, 31 de maio de 2011

Dúvidas que me cercam

PAULO ALEXANDRE COSTA
Olá.
Estive pensando a sociedade (pra variar) e, obtendo alguns dados, fazendo algumas análises, cheguei a, não uma, mas várias dúvidas. Bem, contá-las-ei para que me ajudem a dirimi-las.
De posse de alguns números (reitero, não gosto de me basear em números, pois eles são manipuláveis) verifiquei que o padrão de vida do brasileiro aumentou, mais pessoas saíram da linha da miséria, o poder de compra aumentou, enfim, existem vários fatores que indicam que o brasileiro está “vivendo melhor”. Visto isso, comecei a pensar e me surgiu a primeira dúvida: se isso, de fato, está acontecendo, por que o número de roubos, assaltos e sequestros estão aumentando cada vez mais? Estudos mostram que, se a população carcerária continuar aumentando nessa “progressão geométrica”, dentro de alguns anos teremos mais presos do que soltos. Bem, consequentemente outras perguntas assolaram o meu intelecto. O que está levando as pessoas a cometerem mais crimes? Já que, como sabemos, o dinheiro está aumentando, e sempre acreditei que o principal motivo que levavam as pessoas a roubarem fosse a necessidade financeira. Mas, o dinheiro está aumentando para todos mesmo?
Uma vez ouvi de um ladrão que ele rouba pela adrenalina que isso proporciona, ou para se mostrar pra um determinado grupo, ou mesmo pra “se aparecer pra mulheres”. Bem, estou começando a achar que roubo e sequestro viraram esporte (fica a dica pro comitê olímpico brasileiro). Brincadeiras à parte, o que está faltando ser ensinado? As pessoas não têm medo ou não se importam mais com as consequências de seus atos? A obliteração da entidade familiar é causa efetiva nesse mal todo? O sensacionalismo da mídia, o consumismo, a ostentação, tudo isso contribui para o caos? A falência da educação, a degradação da religiosidade, a inversão de valores...enfim, eu preciso de respostas. Mas, na verdade, eu preciso da resposta de uma pergunta em específico: Aonde foi que erramos?

2 comentários:

  1. Nunca vi a falta de dinheiro como o real motivo para roubos, muito menos estupro. Pessoas estão saindo da miséria, mas é fato até para quem é da extrema direita que o capitalismo cria um abismo. Muitos com pouco e poucos com muito. Com a diferença de que só o capitalismo dá a chance para o que tem pouco um dia passar a ter muito, ou um pouco mais que seja.
    A pessoas não tem medo! A única maneira de fazer leis vigorarem e isso não apenas no Brasil, é fiscalizando e multando quando necessário. Se as pessoas usam cintos de segurança hoje em dia, não é por se preocuparem com a sua segurança e de seus pares, mas por medo da multa. Assim as leis funcionam, só assim.
    Claro que todos os outros fatores que você citou colaboram, sendo a educação na minha opinião o primordial para que mude alguma coisa. Mas isso tudo é só a minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o nosso país infelizmente e de forma indireta incentive a "canastrice", praticamente convida as pessoas a cometerem crimes ou pequenos delitos, haja visto, a impunidade diariamente mostrada em nossos noticiários. Ora! se o "fulano de tal" aumentou em 20 vezes o seu patrimônio num período de quatro anos e não é considerado nem se quer suspeito, porque eu, logo eu que não matei ninguém, que roubei sim, por necessidade ou mesmo por esporte, vou me preocupar com as consequências? Esse, sem duvida é um pensamento equivocado, pois para nós, meros mortais e para os chamados, "ladrões de galinha" elas existem.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós.