quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dica Cultural: Prova de Fogo

FABRICIO SILVA

Akeelah and the Bee, 2006 – lançado no Brasil com o Título Prova de Fogo é um filme que tive o prazer de assistir essa semana e que por vários motivos entra como a primeira dica cultural do União do Saber.

Akeelah belamente interpretada por Keke Palmer é uma menina de 11 anos de idade, negra, nos Estados Unidos e que demonstra ter facilidade com soletração. (até onde tenho conhecimento à soletração é uma das formas de aprendizagem utilizadas pelos norte-americanos). Sendo notórios também os concursos de soletração naquele país.
 
Laurence Fishburne está muito bem no papel da personagem Dr. Larabee um professor que vê na menina potencial para disputar os concursos de soletração envolvendo as escolas de todo o país. (daí o título original Akeelah and the Bee).

A que se destacar também o papel da mãe de Akeelah no enredo, Tanya interpretada por Ângela Basset. Akeelah perdeu o pai quando menina e sua mãe é uma mulher nervosa no lidar com a criação de seus filhos, sozinha, dando pouca atenção ao “talento” da filha no decorrer da história.

Fora isso, o que me fez trazer esse filme como uma dica para você que nos acompanha é o fato de o filme tratar de maneira muito interessante a relação aluno/professor/professor/aluno. Dr. Bee consegue mostrar para a pequena Akeelah que mais importante do que saber soletrar é o conhecimento que a menina vai adquirindo ao longo dos estudos, bem como as lições morais aonde, por conta própria ela vai vencendo seus medos e receios, adquirindo confiança em si, mudando inclusive sua postura diante dos fatos.

Dr. Bee também perdeu alguém que amava muito, assim como Akeelah. O professor ao ensinar a menina faz renascer dentro dele as lembranças da pequena filha. E é ai que entra outro ponto que quero ressaltar. O filme é interessante tanto para professores como para alunos, pois, mostra que na dinâmica de aprendizagem um aprende com o outro constantemente. 

O filme que como muitos têm suas passagens clichês e que de certa maneira possui um enredo simples impressiona no fim, quando entre suas várias mensagens, deixa claro que ninguém é melhor do que ninguém, e que vitoriosos somos todos. Clichê? Confira!

2 comentários:

  1. Fiquei curiosa agora, vou ver se consigo alugar... Ou será que vc tem uma cópia "fiel" pra emprestar pra colega aqui? hauhauhaua

    ResponderExcluir
  2. Legal também que o título em português não tem nada a ver com o título original :D

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós.