sábado, 13 de agosto de 2011

OBJETIVOS "Vá em busca dos seus"


FABRICIO SILVA


Quando comecei a lecionar, uma amiga me sugeriu que criasse um blog para contar minhas experiências profissionais e eu não acatei a idéia. Mas hoje, junto com outros amigos, escrevo nesse espaço justamente sobre tudo o que envolve a Educação.
Certa vez uma professora me aconselhou dizendo que se passado algum tempo eu não percebesse que a sala de aula é o meu lugar, que eu não tivesse medo de recomeçar do zero se fosse preciso, não importando a idade que eu tivesse. Jamais esqueci esse comentário. Guardei ele e comecei a trabalhar como professor. O que faz um pouco mais de um ano. Agora estou redefinindo objetivos e er fazendo o trajeto.
Para você se sentir bem com o que faz é necessário motivação. Você tem que ter animo, vontade de fazer o que se propôs a fazer. E muitas são as pessoas que se acomodam numa zona de conforto fazendo algo que nem gostam nem desgostam, apenas fazem. E muitas são as pessoas que não entendem que o dinheiro é conseqüência, assim como reconhecimento e etc. Uma pessoa que faz o que quer e o que gosta, naturalmente vai ter uma vida que podemos rotular como sendo de sucesso.
É engraçado o estranhamento das pessoas quando alguém que faz algo a um bom tempo, sem mais nem menos muda a rota. Elas em geral dizem “como assim? Nossa! Ou é oito ou é oitenta! Mas porque fazer isso agora?”
Todas as pessoas que em geral são felizes e bem sucedidas na vida em todas as áreas, são pessoas que não tiveram medo de sair de sua zona de conforto. São pessoas que de uma forma ou de outra se questionaram “o que quero realmente? E quais são os meus objetivos?”
É bem verdade que quando mudanças bruscas de direção acontecem, refletem uma falta de direcionamento anterior. Mas a partir do momento em que se muda, arrisca, busca o que quer buscar e visa um ou mais objetivos, é a prova de que se encontrou um caminho e tem um ponto a chegar. Uma meta a alcançar.
Se eu fosse dar conselho diria o seguinte: “Guarde seus objetivos e sonhos para você! Não desista deles por nada! Seja egoísta, ao menos um pouco! A maioria das pessoas tendem a criticar, invejar, desmotivar, uns aos outros. Fazem isso muitas vezes sem nem perceberem.
Então, descubra as coisas que lhe trazem felicidade e corra em direção a elas. Também não olhe para trás. O que passou, passou, não pense em como poderia ter sido e sim no como será!”
Vejo muitos amigos correndo atrás de especializações após a faculdade, a busca desesperada por um mestrado e muitos o fazem na base do “deixe a vida me levar” ou pior, “ah fulano ta fazendo, não posso ficar para trás!”
Isso só leva as pessoas a caminhos dos quais poderão se arrepender depois.
Se for preciso esperar, espere. O momento certo para começar um projeto é quando o objetivo a ser alcançado está claro diante de você. Os outros são os outros.
Parece capítulo de livro de auto-ajuda, mas acho que você pode aprender com essas palavras, então estão publicadas.

Um comentário:

  1. Exatamente. E o descontentamento no trabalho é muito mais comum do que imaginamos. Não fiz pesquisa, mas arrisco a dizer que, pelo menos, uns dois terços dos empregados estão descontentes, mas tem um terrível medo de sair de sua zona de conforto. É comum ouvir: "eu odeio trabalho burocrático, mas vou fazer esse concurso porque paga bem". Como sempre, o fator dinheiro é prioridade.
    Você, Fabrício, que é professor, está num lugar repleto de pessoas assim. Quantos de seus pares estão satisfeitos? Quantos acreditam estar no lugar certo, quantos acham que não estão desperdiçando tempo e conhecimento? Acredito que é sempre melhor você esperar um pouco e se autoconhecer melhor pra tomar uma decisão do que ficar a vida toda refém do dinheiro.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós.