terça-feira, 23 de agosto de 2011

Matéria sobre a energia no Brasil


PAULO ALEXANDRE COSTA
Olá a todos.

Hoje estou passando aqui pra recomendar uma matéria que saiu no jornal da cidade (Bauru) de domingo (21/08/2011). Da minha passagem pela "Sem Limites", li uma entrevista com o presidente da FIESP, Paulo Skaf. Só pra adiantar, a matéria fala sobre os contratos de concessão para as empresas "operarem" a produção e distribuição de energia elétrica do Brasil. Por lei, como as hidrelétricas são da União, assim que acabam os contratos, obrigatoriamente deve-se realizar novos leilões, o que, na prática não acontece. Está havendo uma "renovação automática" dos contratos, impedindo que novas empresas entrem na disputa pela concessão. Só pra entender, vence o leilão quem der a oferta mais baixa, ou seja, com a realização deste, provavelmente a energia reduziria para o consumidor em, aproximadamente, 15%. Outro ponto importante é a respeito da amortização dos custos de investimento que o brasileiro paga pela construçãoo das usinas. O detalhe é que essas usinas foram feitas na década de 1960, ou seja, os custos da construção das usinas já foram pagas. Interessante, né? Como sempre a safadeza e a falta de lisura tomam conta do país. 
Ah! Outra coisa importante, mas que não deve surpreender a ninguém. O Brasil é um dos países que produzem a maior quantidade de energia (devido ao seu potencial hídrico e seus rios predominantemente de planalto) e paga o terceiro maior valor no mundo.
Deixando de lado os interesses pessoais do Skaf e de seu grupo (a CESP faz parte do grupo e pode ser beneficiada com os leilões), acredito que a matéria seja interessante e mostra, mais uma vez, que o brasileiro é descaradamente enganado. 

Um comentário:

  1. Deixa ver se entendi Paulo...Pagamos por algo já quitado (construção) e perdemos redução de custos pq na prática não tem leilão? É isso? Legal hein? Maravilha nosso país!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós.