terça-feira, 5 de julho de 2011

Aumentos salariais injustificados

Paulo Alexandre Costa
Olá a todos.
Nesses últimos dias, fomos “agraciados” com a notícia do “singelo” aumento salarial do Prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab e de seus assessores. Para quem não está interado do assunto, os vereadores votaram um aumento de 120%. Qual a justificativa para tal aumento? Realmente não sei. Claro que todos temos o direito de receber aumento salarial anualmente, e a justificativa sempre se pauta na porcentagem da taxa de juros, mas, nesse caso, 120% não tem como explicar. Apesar de isso ser assunto específico da cidade de São Paulo, o fato pode gerar uma “reação em cadeia”, abrindo precedente para vários outros prefeitos, inclusive para o Governador do Estado (que, por sinal, atualmente vai receber salário menor que o Kassab). Os demais funcionários do Estado receberam reajustes nos valores médios de 7,5% (inclusive eu) e até entendo não aumentar 60% (como no caso do reajuste dos deputados), visto que isso geraria uma “quebra” nas finanças do Estado. Querendo ou não, sendo plausível ou não, convencendo ou não, essa é uma justificativa. Então, volto a frisar, o povo só quer uma razão, uma simples explicação para aumentos tão estratosféricos para os políticos. Eles aumentam dessa maneira baseado em que? Ah! Só a título de curiosidade, a nova diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) recebeu reajuste de 11%. Realmente tem casos que não há explicação. 
Aproveitando minha passagem por aqui, gostaria de saber se alguém pode me tirar uma dúvida. Por que o aumento salarial do “trabalhador comum” é baseado no valor da carteira e os descontos (IR, INSS, Plano médico e odontológico etc) são feitos baseados no valor bruto (aquele do holerite)? Taí uma outra coisa que eu não compreendo. 

Um comentário:

  1. Não sei sobre sua dúvida. Espero que alguém comente a respeito. Como diz o comentarista de futebol José Ferreira Neto "é brincadeira!". Imagine a situação, prefeito e governador como duas crianças: "Meu salário é maior que o seu, meu salário é maior que o seu..." "eu também quero!" (com cara de criança fazendo birra.) Seria uma bela charge.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós.