domingo, 10 de julho de 2011

Dica Cultural: BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS

Por Fabrício Silva
FICHA TÉCNICA
Diretor: Michel Gondry
Elenco: Jim Carrey, Kirsten Dunst, Kate Winslet, Elijah Wood, David Cross.
Produção: Anthony Bregman, Steve Golin

Roteiro: Charlie Kaufman
Fotografia: Ellen Kuras
Trilha Sonora: Jon Brion
Duração: 108 min.
Ano: 2003
País: EUA
Gênero: Comédia Romântica
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Anonymous Content

*Quanto ao gênero, às fichas apresentam como comédia romântica, mas muitos lugares citam como drama. Eu diria a você, é dramático, romântico e cômico.

Música Incidental: BECK – Everybody´s Gotta Learn Sometimes.

Certos filmes são bons. Alguns podem não ser, mas para determinada pessoa ele é. Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças em minha opinião é ótimo. E no mínimo, será bom para você.
Você alguma vez já pensou em deletar algumas coisas da sua mente? Situações constrangedoras, pessoas que magoou erros que cometeu, vergonhas que passou... Pare para pensar em sua vida. Não no quer fazer, mas no que já viveu. Será muito fácil encontrar nos arquivos boas lembranças de pessoas que você nem tem mais tempo de se lembrar. Se for fuçar na sua lixeira interna então, pior, muitas vezes você quer selecionar os arquivos dessa “lixeira” e deletá-los, mas não consegue. Com o tempo, muitos se apagam e vai assim com o passar dos anos. Sua memória aos 80 provavelmente não será a mesma de quando você tinha... 17? Ou quem sabe menos? Normal, afinal como se lembrar de cada mínimo detalhe de 80 anos de uma vida?
Você pode não ter amado, mas com certeza se apaixonou por uma garota, uma não, várias. Vai perceber que você convive cada momento da sua vida com sentimentos e sensações. Lembre-se às vezes em que foi egoísta, ciumento, orgulhoso, altruísta, compreensivo, caridoso... Quantas alegrias você distribuiu de graça, chegando até a deixar a pessoa desconfiada, afinal, fazer a felicidade de alguém deve ter uma razão e nos dias em que vivemos essa razão não deve ser nobre.
Muitas pessoas passaram pela sua vida gostando e admirando muito você sem que se desse conta. Muitos desafetos também, te trouxeram dores que você suportou. Às vezes calado. Às vezes tendo falado. Às vezes falou demais, muito alto, com raiva. Ou pode ter simplesmente, aceitado? Sentiu medo ou insegurança. Não conseguiu ver as coisas com clareza. Não conseguiu enxergar o ponto de vista do outro. Muito lhe foi escondido e você pode chegar a morrer sem saber as verdades. Muitas das verdades podem ir embora contigo.
Das várias ótimas recordações que tem em cada fase da sua vida. Momentos que você acaba esquecendo por se preocupar demais com os momentos que te machucam, lembre-se de ao menos um bom momento. Pode ser com um familiar ou um momento sozinho, ou algo que quando você se lembra você pensa “é foi realmente muito bom” Cada um dos momentos da sua vida, até quando solitário, existe sempre uma referência na sua mente. As pessoas, todas as com quem você convive são uma ponte com lembranças boas e ruins. Ou, algumas más recordações irão ter como referência algum lugar por onde você esteve. Então, se desse para você deletar más lembranças, inevitavelmente teria de deletar pessoas ou lugares da sua vida correto? E você iria querer apagar esses lugares e pessoas, sendo que os mesmos também lhe trazem ótimas recordações? Talvez as melhores!
Não me responda agora. Assista ao filme, depois você me diz. Afinal todo mundo tem que aprender algo às vezes. E aprendemos tanto com as dores quanto com os amores.

Citações

Alexander Pope - "Feliz é o destino do inocente,
                               Esquecido pelo mundo que ele esqueceu
                              Brilho eterno de uma mente sem lembranças!"

                                      Nietzsche - "Abençoados os que esquecem, porque aproveitam até mesmo seus equívocos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós.