sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A importância do Professor no Ensino On-line

Lyslley Ferreira dos Santos


Hoje, no século XXI com o surgimento e consolidação das Tecnologias da Informação e Comunicação, é sabido que a Educação deverá passar por várias transformações.
A era da informação e o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação vêm colocar novas questões e exigir um reposicionamento de perspectivas, tanto no campo do ensino superior como no do ensino a distância, criando mesmo novas necessidades na educação e na formação dos indivíduos para o século XXI. (MORGADO, 2001, p. 2)

Contudo, segundo Morgado (2001) a questão da introdução das tecnologias no ensino não se coloca apenas ao nível de uma mudança tecnológica, mas também está  associada a uma mudança nas concepções dos professores sobre e na forma de interação entre educador e educando, neste contexto de novos desafios podemos citar a Educação a Distância e a aprendizagem colaborativa, onde "a aprendizagem é um processo individual, influenciado, contudo, por vários fatores, entre os quais, o grupo e as interações interpessoais [...]" (MORGADO, 2001, p4).
No decorrer de sua obra, a autora trata dos modelos e dos aspectos críticos de ensino online para situar o papel do professor no universo virtual, e acentua que a chave do sucesso da educação virtual está na atuação do tutor. Assim, ela desvela as áreas para a intervenção em função do papel do professor em salas de aula virtuais, que são: aspectos pedagógicos, que suportam o processo de aprendizagem; aspectos de gestão, que refere-se as tarefas de organização, planificação do curso e as atividades de ensino; aspectos sociais, relativa à criação de um contexto social de aprendizagem; aspectos técnicos, que refere-se à contribuição do professor para tornar a tecnologia transparente, permitindo assim ao estudante concentrar-se nas tarefas acadêmicas.
A autora apresenta também uma análise realizada por Salmon (2000) referente ao papel do professor nos contextos on-line, onde em um estudo realizado por 2 anos, concluiu-se que a função do professor se vai alterando à medida que o curso prossegue, distinguindo 5 estádios ou níveis. Com base nesta investigação, elaborou um modelo possível para a construção de um instrumento de apoio à concepção e planificação dos cursos, e de apoio à formação de professores de cursos online. São eles: acesso e motivação, onde ocorre a construção da confiança do utilizador, encorajando-o a participar regularmente; socialização, desenvolvimento da coesão e cultura do grupo e de modos sistemáticos de trabalhar online;  partilha de informação, encorajando todos os participantes a contribuir para a discussão dos conteúdos que foram disponibilizados; construção do conhecimento, encorajar  a  interação, fazer ligações com a aprendizagem em curso, gerir conflitos e dar feedback, possibilitando a interação entre os estudantes e a construção do conhecimento; desenvolvimento, neste estádio os estudantes são responsáveis pela sua própria aprendizagem através das oportunidades criadas.
Tomando por base a análise, Bischoff (2000) a autora, identifica categorias na atuação do professor, são elas: a visibilidade, interações e mensagens (conteúdos, processos, feedback, regras, e apoio técnico), contribuindo para a redução do isolamento dos estudantes; o feedback, fornecendo orientação e apoiando os estudantes,  deve ser regular e detalhado, e não se circunscrever ao fim do curso. os materiais, (programa, leituras e pesquisas a efetuar, trabalhos, questões a discutir, exemplos, atividades, etc.) deverão estar previamente preparados antes do curso iniciar, mas podem ser adicionados no decorrer do mesmo, e terem subjacente um modelo de aprendizagem; e a permanência, o professor deverá estar atento a fatores que possam contribuir para o abandono do curso,  monitorando o nível de participação e envolvimento dos estudantes, no sentido de prevenir estas situações e poder agir antecipadamente.
A partir da análise do texto, concordo com a afirmativa que a chave para o sucesso de um curso on-line está na atuação do professor e acredito que o mesmo é essencial no processo de organização, seleção dos conteúdos e delimitação de estratégias de aprendizagem, mas também no diálogo com o aluno, na mediação de problemas da aprendizagem, instigando, sugerindo, problematizando, enfim, estimulando um processo educacional que propicie muito mais o ato de pensar do que o de reproduzir, incentivando o processo espontâneo de construção do conhecimento, vendo o educando como pessoa e sujeito de todo o processo.
Segundo Vygotsky (1984), a aprendizagem é um processo de construção determinado por condições socioculturais e históricas, no qual a linguagem tem papel de extrema importância. Dada essa situação entendemos que “a ação do outro sobre cada sujeito que aprende é fundamental, não só como incentivadora, mas também como uma ponte indispensável entre este e a realidade que o circunda”

REFERÊNCIAS

MORGADO, L. O papel do professor em contextos de ensino on-line: problemas e virtualidades. In: Discursos.  Série, 3. Universidade Aberta, 2001. p. 125-138. Disponível em:
<http://www.univ-ab.pt/~lmorgado/Documentos/tutoria.pdf>. Acesso em: 03 dez 2011.


VYGOTSKY, Levy S. A formação social da mente. O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

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