sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ser professor hoje...

Por Laura Laís de Oliveira

Hoje estava refletindo sobre a minha profissão...os desafios de ser professor atualmente! E comecei a lembrar dos alunos. No fundo, cada um deles, cada ser, tem seus anseios, desejos, sonhos, enfim uma vida que só pertence a ele mesmo e ao meio que está inserido. Suas atitudes na escola são um reflexo do que ele vivencia também fora dela.
Recordei a minha impaciência, minha falta de atenção em relação ao que eles tinham a dizer – porque eles sempre têm algo a dizer, mesmo que não esteja relacionado ao conteúdo que estamos trabalhando...e na maioria das vezes não tem mesmo ligação!
E comecei a pensar sobre a responsabilidade de ser professor e educador. Muitas crianças e adolescentes passam muito tempo de suas vidas na escola e o que fazemos por eles? Será que realmente damos o nosso melhor? É claro que o professor é antes de tudo ser humano, e como todo ser humano, tem seus momentos de tristeza, irritabilidade, falta de paciência, dentre outros, mas será que estamos verdadeiramente dispostos a fazer algo que faça diferença na vida de nossos alunos?
Penso que a relação entre professor e alunos é uma relação de amor e ódio. Por ora adoramos lecionar, os alunos respondem de maneira agradável, participativa, crítica. Outras vezes, odiamos nossos alunos, pelas atitudes infantis, falta de respeito conosco e com os colegas, comportamento inadequado. Acredito que devemos relevar algumas situações e deixar que o amor pelo nosso trabalho e pela nossa disciplina fale mais alto, e nos incentive a sempre continuar, partilhar, crescer e aprender!

3 comentários:

  1. Laurita, obrigada pelo elogio ao blog e parabéns pelo belo texto acima, como sempre você escreve muito bem! O duro que é isso mesmo, participar da formação de uma pessoa é uma responsabilidade enorme, uma tarefa muito difícil...

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Venho pensando na questão da educação faz um tempo Laura. Tudo o que você disse é fato. Bom questionamento, sobre a nossa responsabilidade e o que fazemos enquanto professores. Tenho percebido que sabemos do tamanho da responsabilidade, mas muitos colegas não sabem o que fazer a respeito da situação vigente. Busco um modelo pedagógico diferenciado, mas não sei ainda como seria. Escreverei a respeito em breve.

    ResponderExcluir
  3. Deixando minha visão particular acerca do assunto educação, acredito que o verdadeiro educador é aquele que sente orgulho, que fica lisonjeado ao ver seu aluno se superar, transpor barreiras e evoluir dentro do universo do saber. O problema é que atualmente há muitas pessoas (professores) que passam pela sala de aula como se fossem vultos. Não há um comprometimento, pois, para eles, o mais importante é o que eles ganham no 5º dia útil, os bônus e qualquer outro benefício financeiro.
    Trabalhando na Fundação Casa, aprendo muita coisa sobre educação, as carências ( em muitos casos, extrema carência) dos jovens, seus anseios e, principalmente, aprendi a identificar melhor quem tem real interesse em aprender, que é algo diferente de "interesse interesseiro". Dessa maneira posso direcionar o meu trabalho para aqueles que me dão um bom feedback, que fazem o meu trabalho ser valorizado.
    Enfim, em outras oportunidades falarei mais.
    Abraços

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós.